segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Defesa de Tese de doutorado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
Linha de Pesquisa em Filosofia Antiga e Medieval

Defesa de Tese de Doutorado
A DIALÉTICA E AS LETRAS.
IMAGENS E PARADIGMAS DO PENSAR NO FEDRO DE PLATÃO.
Doutorando:
FÁBIO DA SILVA FORTES

Dia 19 de agosto de 2019, às 14h00
Sala 4094 – FAFICH / UFMG
Banca:
Prof. Jacyntho Lins Brandão, UFMG
Profa. Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis, UFABC
Prof. Fernando Décio Porto Muniz, UFF
Prof. Fernando Rey Puente, UFMG
Profa. Miriam Campolina Diniz Peixoto, UFMG (Orientadora)

Resumo:
O debate que o diálogo Fedroinstaura sobre a escrita e a dialética, além de manter viva uma discussão de grande importância para a filosofia contemporânea – os limites e as possibilidades da relação entre filosofia e linguagem – é também objeto de uma reflexão que não demonstra perda de vitalidade entre estudiosos de Platão. Afinal, na perspectiva da filosofia platônica, seria o escrever inimigo do pensar? Poderíamos afirmar, por intermédio da crítica que emerge na primeira camada de significação do mito de Theuth (274b-278b), que existe aí uma contraposição forte entre duas dimensões da linguagem – a dimensão da oralidade e a da escrita – e, por conseguinte, a eleição inequívoca da primeira, como o modo adequado à expressão dialética? Procurando contribuir para esse debate, iluminando, particularmente, as possíveis convergências e dissidências entre o universo das letras e da dialética no âmbito da obra de Platão, especialmente a partir do Fedro, esta tese pretende colaborar, lato sensu, para o debate sobre os limites e as possibilidades da linguagem para a expressão do pensamento filosófico. Stricto sensu, destacam-se, como objetivos: 1) reavaliar o problema da escrita em Platão, tendo por base as reflexões contidas especialmente no Fedro, relacionando-as à pluralidade de temas com os quais mantêm relação no âmbito do próprio diálogo (a retórica, a dialética, a memória, a psykhéérosetc.); 2) em relação de contiguidade com o item anterior, observar em que medida as reflexões em torno das letras (γράμματα) e da escrita (γραφή) podem ser compreendidas a partir das noções de imagem (εδωλον)  e paradigma (παράδειγμα) e como elas colaboram para a formulação da noção de dialética (διαλεκτική). A nossa hipótese é que a escrita não somente assoma no Fedro como um reflexo do debate histórico em curso em Atenas a partir de meados do século V a.C., em relação ao qual Sócrates teria apresentado uma velada censura, mas configura também, para Platão, um tema de caráter filosófico. Queremos mostrar que, ao longo do diálogo, enquanto se busca responder às perguntas: a escrita pode ser bela? Se sim, em que condições?, vai-se também além de uma resposta que estaria, digamos, no limite de uma “ética do escrever” para o filósofo. Assim, os recursos próprios do universo da escrita – as letras – são também tomados como elementos através dos quais se formula e se pode compreender filosoficamente a noção de dialética associada à divisão (διαίρεσις) e reunião (συναγωγή), de modo que as letras e a escrita se tornam no texto platônico não somente imagens, mas também paradigmas para a determinação do pensar filosófico.


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