sábado, 15 de junho de 2019

Congresso da SBEC 2019


   

        O XXII Congresso da SBEC, com o tema Antiguidade: Desejo e Liberdade, se realiza em Juiz de Fora, Minas Gerais, sob a égide de Virgílio, que aos inconfidentes cedeu o lema e o verso para comunicar o imorredouro desejo humano por liberdade.
Face à efemeridade dos poderes constituídos, a Resistência encontra na arte, na filosofia, na literatura os meios para perpetuar sua mensagem e transmitir seu valor a outras gentes, em outras horas em que a luta representa a única alternativa ao jugo.
Sêneca ensina a nós todos o que escreveu em carta a Lucílio: “O que é necessário para que sejas bom? Querer.. Ora, o que de melhor podes querer do que te arrancares desta escravidão, que a todos oprime? (...) O bem que é a liberdade, terás tu de dá-lo a ti mesmo, de o reclamar a ti mesmo!” (Ep. 80, 4-5: Quid tibi opus est ut sis bonus? uelle. Quid autem melius potes uelle quam eripere te huic seruituti quae omnes premit? (...) tibi des oportet istud bonum, a te petas.).
Neste setembro de 2019, desejamos que nós, classicistas, tenhamos fibra para resistir e transmitir, pela singular historicidade de nossa cátedra, alguma perseverança diante dos ciclos autoritários que volta e meia se apresentam e rápido fenecem, somando à memória indelével de nossa cultura a luz maravilhosa do clamor por liberdade.


Mais informações? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário