quinta-feira, 27 de abril de 2017

Minicurso


Inscrições:

Para se inscrever, envie um email com os dados abaixo indicados para o seguinte e-mail: 

eventos.gfa.ufmg@gmail.com

No campo "Assunto", deverá vir indicado: "Inscrição no Minicurso sobre Platão"


Nome:______________________________________________
Curso:_________________  Nível:_______________________
Período: ________  E-mail:_____________________________
Modulos: I (   )    II (   )    III (   )    IV (   )


Corpo Docente:

Juliano Paccos Caram é graduado em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), tendo apresentado como trabalho de conclusão de curso a monografia Tà Erotiká (As coisas do amor): As causas do amor platônico no Banquete e no Fédon,  (Belo Horizonte2006). Em 2009 recebeu o título  de Mestre em Filosofia mediante a defesa da dissertação intitulada  A natureza do apetite na ascese erótica do Simpósio de Platão (UFMG). É Doutor em Filosofia pela mesma universidade, tendo defendido a tese intitulada As manifestações do desejo na República de Platão (UFMG, 2015). Desde agosto de 2010, é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus Chapecó/SC). Publicações : “Poros e Penia: privação ou ambivalência do amor?” (Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental, v. 09, p. 107-116-116, 2012) ; “Eros-filósofo como possibilidade de saúde da alma no Banquete de Platão.” (In : Saúde do homem e da cidade na Antiguidade Greco-Romana, v. 1, p. 17, 2007).

Maria Cecília L. Gomes dos Reis é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1982) e em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1980). É Mestre e Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991; 1997). Realizou especialização em Filosofia Antiga como pesquisadora do Kings College da Universidade de Londres (1994/95). Traduções: Aristóteles, De anima. São Paulo: 34 Letras, 2006 (tradução pela qual recebeu o premio da União Latina/CBL de tradução especializada em 2007); Platão, Fedro. São Paulo: Penguin Books/Companhia das Letras, 2016. Como escritora publicou novelas como O Mundo segundo Laura Ni (2008), indicada ao premio São Paulo de Literatura (2009), e A Vida obscena de Anton Blau (2011).

Fernando Décio Porto Muniz possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado na Northern Arizona University (2003), Pós-doutorado Sênior na Brown University (2009-2010), e recentemente desenvolveu projeto de pesquisa sobre o Filebo de Platão na Northern Arizona University. É professor associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, e é professor da Pós-graduação em Letras (UFF). É autor A Potência da Aparência: um estudo sobre o prazer e a sensação nos Diálogos de Platão (2011), organizador de As Artes do Entusiasmo (2011), tradutor do Filebo de Platão (2012), e autor do livro Prazeres Ilimitados (2015).


Richard Romeiro Oliveira graduou-se em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais em 1996, e em 2000 obteve o título de mestre em Filosofia com a dissertação Nómos e epistéme: o problema da natureza da lei no Político de Platão. Em 2006 doutorou-se em Filosofia pela mesma instituição com a tese Demiurgia política: as relações entre a razão e a cidade nas Leis de Platão. Com este trabalho, recebeu, em 2007, o 1o. lugar no concurso «Prêmio UFMG de Teses»; e a menção honrosa no concurso nacional «Prêmio CAPES de Teses». Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Publicações : Pólis e nómos: o problema da lei no pensamento grego. 1a.. São Paulo: Edições Loyola, 2013 ; Demiurgia política: as relações entre a razão e a cidade nas Leis de Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2011. v. 1 ; Eros, natureza humana e filosofia no Banquete de Platão. HypnosRevista do Centro de Estudos da Antiguidade, v. 36, p. 25-64, 2016.

Um comentário: