terça-feira, 7 de março de 2017

Oferta de disciplinas

Disciplinas da área de Filosofia Antiga
Primeiro semestre de 2017


Graduação :

LEC005 - Fundamentos da Literatura Grega
Professor (FALE)
Carga horária : 60
Segunda-feira e quarta-feira, 7h30 – 9h10 (diurno)
Segunda-feira e quarta-feira, 19h00 – 20h40 (noturno)
Início: 14 de março
Ementa :
Leitura comentada de trechos de obras gregas consideradas como marco da literatura universal, a saber, Homero, Hesíodo, Safo, Sólon, Ésquilo, Sófocles e Eurípides.   Estudo de teorias propostas acerca das obras escolhidas, a saber, Brandão, Krausz, Ragusa, Corrêa, Leão, Nietzsche, Willamowitz, Jaspers, Schiller, Malhadas, Williams e Duarte. São discutidas as obras a partir da divisão tradicional de gêneros literários, a saber, o épico, o lírico, o trágico e o cômico

FIL034 D - História da Filosofia Grega I
Profs. Miriam C. D. Peixoto, Maria Cecília de M. N. Coelho e Fernando Rey Puente
Carga horária : 60
Terça-feira e quinta-feira, 7h30 – 9h10
Início: 14 de março
Ementa:
O nascimento da Filosofia no âmbito da cultura grega arcaica e o seu desenvolvimento no período clássico. Exame das principais questões e problemas em torno dos quais se moveram os filósofos do século VI ao IV a.C. em suas investigações e reflexões, com o intuito de compreender o processo de constituição da Filosofia e a sua natureza na Antiguidade Grega. O programa compreende o estudo do pensamento dos denominados filósofos Pré-Socráticos, dos Sofistas, de Sócrates e de Platão.

FIL062 N - História da Filosofia Grega
Profs. Miriam C. D. Peixoto, Maria Cecília de M. N. Coelho e Fernando Rey Puente
Carga horária : 60
Terça-feira e quinta-feira, 19h00 – 20h40
Início: 14 de março
Ementa :
O nascimento da Filosofia no âmbito da cultura grega arcaica e o seu desenvolvimento no período clássico. Exame das principais questões e problemas em torno dos quais se moveram os filósofos do século VI ao IV a.C. em suas investigações e reflexões, com o intuito de compreender o processo de constituição da Filosofia e a sua natureza na Antiguidade Grega. O programa compreende o estudo do pensamento dos denominados filósofos Pré-Socráticos, dos Sofistas, de Sócrates, de Platão e de Aristóteles.

FIL 204 D - Tópicos em Filosofia Grega: Tratados sobre o tempo (e a eternidade) na Antiguidade: Aristóteles, Plotino e Agostinho.
Prof. Fernando Rey Puente
Carga horária : 60
Terça-feira e quinta-feira, 9h30 – 11h10
Início: 9 de março
Ementa :

O objetivo do curso é o de analisar três dos mais importantes tratados sobre o tempo (e sobre a eternidade) escritos na Antiguidade, a saber, os capítulos 10 a 14 do livro IV da Física de Aristóteles, o tratado III 7 [47] das Enéadas de Plotino e, por fim, o livro XI das Confissões de Santo Agostinho.

FIL 204 N - Tópicos em Filosofia Grega: Visões, imagens e conceito na filosofia grega antiga.
Profs. Miriam C. D. Peixoto, Maria Cecília de M. N. Coelho e Fernando Rey Puente
Carga horária : 60
Terça-feira e quinta-feira, 21h00 – 22h40
Início: 14 de março
Ementa :
Os problemas advindos das relações entre sensação, percepção e pensamento na Antiguidade. Conhecimento sensorial e a esfera da visibilidade. O visível e o inteligível nas tradições mito-poética e na filosofia clássica. Visão, audição e intelecção na filosofia pré-socrática. Mitos, imagens e visibilidade em Platão. O estatuto do corpo e de eros, frente à alma. A crítica platônica ao teatro como o lugar da visibilidade da emoção. Enárgeia, ekphrasis e metáfora na literatura e filosofia. Percepção, imagem, experiência e conceito em Aristóteles.

Pós-Graduação :
FFH810D (Des)construção do conceito de bárbaro no discurso retórico na tragédia
e filosofia, nos séculos V e IV a.C.
Profa. Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
Carga horária : 60
Quarta-feira, 14 – 17h40
Início: 6 de abril
Ementa :
Algumas questões metodológicas sobre o estudo da filosofia e literatura gregas, bem como da demarcação entre ambas, nos séculos V e VI a.C. O uso do termo “bárbaro” e de termos correlatos na literatura. A hipótese de como o teatro dramático, no âmbito da ideologia panhelenista do século V, associada às guerras persas, e contrariamente à literatura épica, “barbarizou” as personagens “não-gregas” do mito. Eurípides e o exame (sofístico?) da antítese canônica entre helenos e bárbaros – três estudos de caso: as tragédias Hécuba, Medeia e Helena. Algumas referências ao termo“bárbaro” em Platão. Sofistas e/como bárbaros.

FFH806D - Seminário Permanente em Filosofia Antiga e Medieval
Profa. Miriam Campolina D. Peixoto
Carga horária : 30 (quinzenal)
Quinta-feira, 14 – 17h40
Início: 16 de março
Ementa :
Seminário de pesquisa destinado à apresentação dos trabalhos em curso de alunos de graduação (Iniciação Científica) e de pós-graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado).

LIT961 - Literatura, História e Cultura na Antiguidade e na Idade Média (leitura da República de Platão) (POSLIT – Faculdade de Letras da UFMG)
Prof. Jacyntho José Lins Brandão

Carga horária : 60 [Esta disciplina pode ser cursada como eletiva!]
Terça-feira, 14 – 17h40
Início: 14 de março
Ementa:
Leitura comentada da República de Platão, no interesse de verificar como nela se articulam diferentes espécies de discurso (do lógos) e de como se empreende, a partir disso, uma ampla discussão sobre o próprio lógos.
Programa:

O curso consistirá na leitura dos dez livros da República (os alunos poderão segui-la seja em grego, seja em português), acompanhada de comentários e da discussão dos aspectos principais a cada passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mini-curso PROCAD