Defesa de Dissertação
(Ir)racionalidade da poesia em Platão:
leitura comparativa de Íon e República II
DANIEL MENDONÇA NUNES
RESUMO
A presente dissertação é uma comparação do tratamento que Platão dá à poesia em dois momentos, no diálogo Íon e no livro II da República, tendo como enquadramento a educação (paideia), o que significa que suas críticas partem de um ponto de vista ético, e não estético. O objetivo será explorar a estratégia do filósofo para lançar uma nova proposta educacional para os cidadãos da polis. Esta estratégia tem no Íon um momento negativo, em que ele se esforça para negar o valor da rapsódia e dos rapsodos enquanto educadores, e um momento positivo na República, quando ele de fato desenvolve uma paideia filosófica. Ademais, tentamos apontar para as inúmeras continuações entre a educação tradicional (que tem sua base em Homero) e a nova educação proposta por Platão.
BANCA EXAMINADORA:
Profa. Maria Cecilia de Miranda Nogueira Coelho (Orientadora - UFMG)
Prof. Teodoro Renno Assuncao (UFMG)
Profa. Jovelina Maria Ramos de Souza (UFPA)
Data: 01 de DEZEMBRO de 2023
Local: Plataforma Zoom
Hora: 15 horas (Horário de Brasília)
Entrar Zoom Reunião
https://us02web.zoom.us/j/86050840011?pwd=dzNpVmZmT0FwNUhQVXIwWk0rWkhIQT09
ID da reunião: 860 5084 0011
Senha: 472843
Solicitamos a todos que forem participar que entrem e permaneçam com suas câmeras e microfones desligados.
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