Defesas 2019
Dissertações de Mestrado
Aluno: Daniel Rodrigues da Costa
Título: A questão da memoria dei nas Confissões e no Sobre a Trindade de Agostinho
Orientador: Fernando Eduardo de Barros Rey Puente- UFMG
21/02/2109, às 14 horas
Resumo:
Na presente dissertação, apresentamos um estudo sobre a teoria do conhecimento metafísico de Agostinho, denominada “doutrina da iluminação”. Tendo como foco, em especial, as obras Confissões e Sobre a Trindade, iremos analisar as condições de possibilidade para o conhecimento da verdade e como a alma humana se relaciona com o transcendente, segundo o bispo de Hipona. Analisaremos, também, a tese do século XX que afirma ser a memoria Dei, ápice da doutrina da iluminação, uma ilação válida diante da filosofia agostiniana.
Tese de Doutorado
A NATUREZA E AS MANIFESTAÇÕES DO DESEJO NA REPÚBLICA DE PLATÃO
Juliano Paccos Caram
Orientadora:
Profa. Miriam Campolina Diniz Peixoto
RESUMO
A presente tese defende a distinção entre os gêneros ou princípios de ação constitutivos da alma, apresentados e discutidos por Platão no âmbito de sua República, e as diversas manifestações do desejo, expressas como modulações da alma em sua totalidade e que, por conseguinte, exprimem-se a partir de certa conformação destes mesmos gêneros. O trabalho visa demonstrar de que maneira a natureza do desejo na alma, bem como sua origem, inscrevem-se para além deles, inclusive e especialmente do gênero desiderativo da alma (ἐπιθυμητικον) e da irracionalidade que lhe é própria. A ἐπιθυμία, e por extensão os demais termos correlatos que recobrem a noção de desejo no âmbito do diálogo, distinta do ἐπιθυμητικόν, parece-nos mais corretamente compreendida se tomada em seu caráter relacional, ou seja, como resultado não de um único gênero anímico, mas da relação entre os gêneros que constituem a alma, o que possibilita inscrevê-la tanto na direção de um prazer imediato – as repleções em geral -, quanto visando prazeres mediados pelo conhecimento e pela sabedoria. Como congênere à própria ação, o desejo surge como força propulsora na interação entre o corpo e a alma, que move o indivíduo como um todo em sua busca de satisfação ora por vias irracionais, ora por via da racionalidade. Fundamentalmente, o homem, unidade corpo-alma, deseja e seu modo de desejar exprime sempre uma certa disposição dos gêneros anímicos; logo, do seu modo de exercer sua atividade de animação. Como resultado desta constituição dos diversos modos de desejar, promove a ação que obterá ou não seu resultado esperado diante da organização e reorganização dos princípios anímicos que constituem o indivíduo e que o dispõe ao exercício de suas funções na polis. Não se trata, por exemplo, de afirmar que o tirano é um homem que age mal porque se deixa conduzir pelo gênero desiderativo de sua alma ou por desejos exclusivos deste, mas o é porque a organização de seu composto corpóreo-anímico manifesta um desvio de função que o faz desejar conteúdos menos nobres. Do mesmo modo, o filósofo não deve ser entendido como um homem que age bem porque se move de acordo com desejos exclusivos do gênero raciocinativo (λογιστικόν) de sua alma, mas o é porque seu modo de desejar encontra-se orientado por motivos racionais, engendrando um movimento em seu composto corpo-alma como um todo, de acordo com esses mesmos motivos. Logo, a verificação da validade de nossa hipótese pressupõe que investiguemos e sejamos capazes de demonstrar como o desejo se comporta na alma e como se manifesta a partir dela, sendo sumamente necessário à ação humana e, inclusive e especialmente, à práxis filosófica, pois é através dele que se pode alcançar o verdadeiro conhecimento e sabedoria.
Palavras-chave: Platão. Desejo. Alma. Corpo. Ação.
UFMG, dia 12 de fevereiro de 2015
UFMG, dia 12 de fevereiro de 2015
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HEITOR, O GUARDIÃO DA CIDADE? O HERÓI ÉPICO SOB A CRÍTICA FILOSÓFICA.
Jean George Farias do Nascimento
Orientadora :
Profa. Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
RESUMO:
A partir da leitura da República de Platão, voltamo-nos para a identificação da crítica do filósofo aos modelos poéticos homéricos que norteavam a educação dos jovens gregos, modelos que, na visão do filósofo, seriam causa importante da má constituição da alma do cidadão e comprometeriam a formação do bom guardião. Em um segundo momento destacamos o caracterização do personagem homérico Heitor, cuja composição estabelecida na Ilíada de Homero mostra-nos um guerreiro dedicado à proteção da cidade e de valores similares aos que são descritos como característicos do bom guardião na obra platônica. Nosso texto analisa a concepção destas duas figuras, Heitor e o guardião da cidade platônica, buscando verificar se o personagem homérico corresponderia a um possível modelo que poderia ter inspirado Platão, ou, pelo menos, que possa hoje servir de referência para compreendermos o modelo do bom guardião. Em síntese, o objetivo desta dissertação é discutir questões relacionadas a modelos poéticos e aos fundamentos filosóficos da paidéia platônica para a constituição de uma cidade que seja justa e feliz.
UFMG, 5 de fevereiro de 2015
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Dissertação de mestrado:
O deus artesão: o papel do demiurgo no Timeu de
Platão.
João
L. S. Manini
Orientador: Marcelo
P. Marques
Resumo :
O presente trabalho objetiva analisar a
figura mítica do demiurgo no Timeude Platão. Para cumprir este
objetivo, partimos de uma análise do diálogo como um todo, visando compreender
a significação filosófica do deus artesão em sua relação com os outros
elementos expostos durante a narrativa, a saber, deuses menores, alma do mundo,
necessidade, receptáculo. Argumentamos que o demiurgo opera como representante
metafórico de um princípio inteligente suposto no mundo ordenado, apresentado
no diálogo como causa primária da geração do cosmo. Para sustentar nossa hipótese,
investigamos o proêmio que circunscreve o discurso da personagem a um mito
verossímil. Também apreciamos as possibilidades de leitura literal ou
não literal do Timeu, assim como indicamos as tradições de saber
cosmológico com as quais Platão dialoga ao estabelecer um princípio inteligente
como fundamento primeiro do devir. Nossa pesquisa reverbera ainda na inevitável
reflexão sobre a importância das formas para o pensamento de Platão mesmo em
seu período de produção mais tardia, como parece indicar o Timeu.
UFMG, 16
de maio de 2014.
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Tese de doutorado:
A retórica de Platão em cena: crítica filosófica e refutação no Fedro.
Venúncia Coelho
Orientador: Marcelo P. Marques
UFMG, 10 de abril de 2014.
Dissertação de mestrado:
A retórica de Platão em cena: crítica filosófica e refutação no Fedro.
Venúncia Coelho
Orientador: Marcelo P. Marques
UFMG, 10 de abril de 2014.
Dissertação de mestrado:
A importância da análise semântica e das categorias no livro I da Física de Aristóteles.
Guilherme Ferreira Araújo
Orientador: Fernando Rey Puente
RESUMO
UFMG, 21 de Outubro de 2013.
Dissertação de mestrado:
A hipótese das essências no Crátilo de Platão.
Michel Menezes da Costa
Orientador: Marcelo Pimenta Marques
RESUMO
UFMG, 24 de Maio de 2013.
Dissertação de mestrado:
Razão, alma e sensação na antropologia de Heraclito.
Celso de Oliveira Vieira
Orientadora:
Miriam Campolina Diniz Peixoto
RESUMO
Um problema na compreensão do pensamento de Heráclito é entender como
acontece a interação entre o que hoje se divide em três áreas do estudo filosófico:
a cosmologia, a epistemologia e a lógica (esta última entendida num sentido
amplo de investigação sobre o discurso e linguagem). Mesmo estando uma tal
categorização ausente do pensamento heraclitiano, seu exame é necessário, já
que muitos dos fragmentos do filósofo abordam diretamente questões cosmológicas,
epistemológicas e lógicas. No corpus dos seus fragmentos são facilmente
identificáveis reflexões acerca da existência do mundo (B30), da geração e do
perecimento de seus componentes (B36), do estatuto das coisas (B10); bem como
do conhecimento das coisas pela razão (B2) ou pela percepção (B107) humanas; e
ainda dos discursos que tratam destes problemas (B50, B108).
UFMG, Belo Horizonte, 2011.
Dissertação de mestrado :
O agon de Sócrates no
horizonte de distinção entre ser e parecer.
Tradução e comentário da Apologia de Socrates de Platao.
Tradução e comentário da Apologia de Socrates de Platao.
Daniela
Paulinelli Rodrigues Freitas
Orientadora:
Miriam Campolina Diniz Peixoto
RESUMO
Nesta dissertação,
que se apresenta sob a forma de uma tradução e de um comentário da obra Apologia
de Sócrates de Platão, analisamos a percepção platônica do conflito ético
instaurado pela figura de Sócrates,
por sua vida, condenação e morte, tomando como fio condutor o problema que
identificamos como sendo o núcleo desta obra: a distinção entre ser e
parecer.
Neste horizonte hermenêutico investigamos as razões subjacentes a este
conflito, seus principais focos e suas consequências na Atenas do século V a.C.
A análise deste conflito ético fundamental na história do Ocidente trouxe à
tona novas luzes para o estudo não somente do Sócrates de Platão, mas, também,
da filosofia da Academia. Nesta perspectiva, evidenciamos e analisamos o que
consideramos ser a gênese de alguns dos principais aspectos fundadores da filosofia
platônica, demostrando a importância desta obra no corpus platonicum e
na historia da filosofia antiga.
FAJE, Belo Horizonte, 2009.
Dissertação de
mestrado :
Da ação à habituação: a finalidade poiética da ação na ética
aristotélica
Débora Mariz
Orientadora:
Miriam Campolina Diniz Peixoto
RESUMO
Esta dissertação realizou um estudo acerca do processo de habituação
envolvido na modelagem da natureza humana em Aristóteles. Seu objetivo foi
analisar os operadores envolvidos nesse Esta dissertação realizou um estudo
acerca do processo de habituação envolvido na modelagem da natureza humana em
Aristóteles. Seu objetivo foi analisar os operadores envolvidos nesse processo
e de que maneira eles modelam um caráter virtuoso ou vicioso no homem, bem como
a possibilidade da reversibilidade de um caráter já estabelecido. Para tanto,
analisamos os conceitos de natureza, natureza animal e natureza humana,
buscando,com isso, perceber a especificidade na natureza humana, bem como suas
semelhanças em relação aos demais animais. A partir daí, analisamos a
especificidade da ação propriamente humana, fruto de um certo princípio de
indeterminação constitutivo da natureza humana, compreendendo na ação uma
finalidade poiética: a produção da excelência do próprio homem. E, enfim,
compreendemos o processo de habituação como um conjunto de operadores
envolvidos nessa auto-produção da natureza humana, modelando-a de maneira
virtuosa ou viciosa.
UFMG, Belo
Horizonte, 2007.
Tese de doutorando :
Contemplação e virtude em
Plotino.
Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão
Orientador: Fernando Rey Puente
Resumo
UFMG, Belo Horizonte,
14/08/2012
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