PROCAD FILOSOFIA ANTIGA

PROCAD Filosofia Antiga

Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal do Ceará



O Procad Leituras e releituras da filosofia antiga na Antiguidade visa incentivar a consolidação de dois grupos emergentes de filosofia antiga no país, a saber, o grupo de pesquisadores das equipes associadas 1 (UFC) e 2 (UFU). Nosso objetivo é analisar, discutir e produzir textos sobre diversos temas e autores da filosofia antiga e de áreas afins que pesquisamos. O repertório de autores de nossas pesquisas compreende desde os pré-socráticos até Plotino e elas abrangem igualmente áreas colaterais ao exercício filosófico propriamente dito no mundo antigo, tais como os mitos, a medicina, a sofística, as tragédias e a retórica.
Nossas pesquisas são divididas em dois momentos: o que chamamos de “leituras” ocupa-se com uma interpretação acurada e cuidadosa de um determinado tema ou autor dentre o espectro supra mencionado. O outro, que intitulamos “releituras” tem por meta o estudo da recepção de um determinado autor ou tema por um autor antigo mais tardio. Claro que, nesse caso, a ênfase pode recair quer na análise da adulteração de um pensamento por um filósofo posterior quer na análise de como esse filósofo mais tardio se apropriou de modo original de um determinado tema ou autor anterior a ele.
Além disso, cabe mencionar que, para além da recepção desses temas e autores na Antiguidade, alguns de nossos pesquisadores também se ocupam de como a posteridade, seja a modernidade (tradição kantiana), seja a contemporaneidade (literatura, cinema e filosofia contemporânea) se apropriaram dessa herança cultural.


Membros Docentes 
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal do Ceará


2 comentários:

  1. Olá! Sou José Provetti Junior, estudo sociedade, cultura, história e filosofia Antiga desde 1995 e gostaria de ingressar nas atividades que desenvolvem. Como proceder?

    ResponderExcluir
  2. PREZADO JOSÉ,

    Realizamos os nossos seminários de pesquisa na quarta-feira, ÀS 14:00, na sala 3017 da FAFICH (Campus Pampulha - UFMG).

    ResponderExcluir